Sunday, August 14, 2011

ÓSCAR NIEMEYER - arquitecto

Ilha da Madeira - Maio de 2011

Óscar Niemeyer, arquitecto brasileiro, é hoje reconhecido mundialmente como um dos pioneiros na exploração das qualidades construtivas do betão armado e por introduzir um vocabulário plástico na sua arquitectura.













Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 15 de Dezembro de 1907.



Projectou inúmeras obras, sendo reconhecido pelos edifícios da cidade de Brasília - capital do Brasil - planeada pelo arquitecto urbanista Lúcio Costa (1957).

Na ilha da Madeira projectou o Hotel Casino Park
1966/76











Sobre o projecto do hotel na Ilha da Madeira, Óscar Niemeyer escreveu:

"O projeto de um hotel na ilha da Madeira, apresenta uma série de problemas fundamentais.
Primeiro, as características do lugar, a beleza da ilha, seu aspecto pitoresco e acolhedor que cumpre proteger. Segundo, os problemas que daí decorrem, problemas de gabarito, escala, visibilidade, etc. Trata-se a meu ver de problemas tão importantes que ao redigir esta explicação sinto-me obrigado a abordá-los, advertindo as entidades locais da conveniência de estabelecer medidas de proteção paisagística."


A linha curva está sempre presente nas suas obras.






“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”   de: Oscar Niemeyer